Reflexões a partir da sala de aula
Depois da apresentação em plenário das conclusões dos grupos acerca de como ensinar eficazmente nos cursos profissionais (ver Ensino Eficaz), de como planificar a diferenciação e da gestão e avaliação em salas de aula diferenciadas, após a sessão 5, conclui que:
Ensinar eficazmente nas Escolas Profissionais passa por planificar a diferenciação, gerir e avaliar na sala de aula de forma diferenciada. Assim sendo, é fundamental:
1 - Ensinar a todos.
2 - Planificar de forma diferenciada (Tomlinson, 1999 cit in Arends, 2008)
2.1. Centrando no essencial, sendo que o tempo é um recurso escasso.
2.2. Levando todos os alunos a participarem em trabalho adequado.
2.3. Colaborando com alunos.
2.4. Modificando conteúdos, processos e trabalhos/ avaliação.
2.5. Integrando avaliação e instrução, avaliando de múltiplas maneiras.
3 - Tendo em conta as características do aluno (prestando atenção às diferenças dos alunos):
3.1. Prontidão para apreender,
3.2. Interesses,
3.3. Perfil do aluno.
4 - Tendo em consideração os conteúdos:
4.1. Competências,
4.2. Conhecimento.
5 - Usar diferentes estratégias:
5.1. Diferenciação utilizando inteligências múltiplas (diferentes estratégias para cada uma dos oito tipos de inteligências de Gardner - Santrock, 2004 cit in Arends, 2008).
5.2. Diferenciação de currículos.
5.3. Aprendizagem cooperativa - Gerir a sala de aula de forma diferenciada organizando grupos heterogéneos tendo em consideração os diferentes níveis de aprendizagem, interesses/motivações, afinidades afectivas, idades, desenvolvimentos, necessidades educativas, aprendizagens sociais e geometricamente variáveis (não serem sempre os mesmos elementos dos grupos).
5.4. Aprendizagem baseada em problemas.
5.5. Compactar currículo e instrução.
5.6. Actividades sobrepostas.
6 – Usar diferentes materiais, espaços e tempos.
7 - Para uma avaliação formativa alternativa, autêntica e reflexiva, compactar avaliação e instrução e avaliar de múltiplas formas.
Bibliografia:
ANTUNES, C. (1997). As inteligências múltiplas e os seus estímulos. Edições ASA
ARENDS, R. I. (2008). Aprender a ensinar. Madrid: McGraw Hill Interamericana de Espanha, S.A.U.
MORGADO, J. (2009). A Qualidade na Educação. Um desafio para os professores. Lisboa: Editorial Presença