Reflexões a partir da sala de aula

 

Depois da apresentação em plenário das conclusões dos grupos acerca de como ensinar eficazmente nos cursos profissionais (ver Ensino Eficaz), de como planificar a diferenciação e da gestão e avaliação em salas de aula diferenciadas, após a sessão 5, conclui que:

Ensinar eficazmente nas Escolas Profissionais passa por planificar a diferenciação, gerir e avaliar na sala de aula de forma diferenciada. Assim sendo, é fundamental:

1 - Ensinar a todos.

2 - Planificar de forma diferenciada (Tomlinson, 1999 cit in Arends, 2008) 

2.1. Centrando no essencial, sendo que o tempo é um recurso escasso.

2.2. Levando todos os alunos a participarem em trabalho adequado.

2.3. Colaborando com alunos.

2.4. Modificando conteúdos, processos e trabalhos/ avaliação.

2.5. Integrando avaliação e instrução, avaliando de múltiplas maneiras.

3 - Tendo em conta as características do aluno (prestando atenção às diferenças dos alunos):

3.1. Prontidão para apreender,

3.2. Interesses,

3.3. Perfil do aluno.

4 - Tendo em consideração os conteúdos:

4.1. Competências,

4.2. Conhecimento.

5 - Usar diferentes estratégias:

5.1. Diferenciação utilizando inteligências múltiplas (diferentes estratégias para cada uma dos oito tipos de inteligências de Gardner - Santrock, 2004 cit in Arends, 2008).

5.2. Diferenciação de currículos.

5.3. Aprendizagem cooperativa - Gerir a sala de aula de forma diferenciada organizando grupos heterogéneos tendo em consideração os diferentes níveis de aprendizagem, interesses/motivações, afinidades afectivas, idades, desenvolvimentos, necessidades educativas, aprendizagens sociais e geometricamente variáveis (não serem sempre os mesmos elementos dos grupos).

5.4. Aprendizagem baseada em problemas.

5.5. Compactar currículo e instrução.

5.6. Actividades sobrepostas.

6 – Usar diferentes materiais, espaços e tempos.

7 - Para uma avaliação formativa alternativa, autêntica e reflexiva, compactar avaliação e instrução e avaliar de múltiplas formas.

 

Bibliografia:

ANTUNES, C. (1997). As inteligências múltiplas e os seus estímulos. Edições ASA

ARENDS, R. I. (2008). Aprender a ensinar. Madrid: McGraw Hill Interamericana de Espanha, S.A.U.

MORGADO, J. (2009). A Qualidade na Educação. Um desafio para os professores. Lisboa: Editorial Presença