Aula Aberta

25-06-2010 23:06

Na 3ª sessão do I ciclo de Aulas Abertas em Metodologia  da Investigação em Educação e Formação, subordinada ao tema As Histórias de Vida e os Métodos (Auto)Biográficos que decorreu no Instituto da Educação da UM, no dia 3 de Maio de 2010. Aqui fiquei a conhecer o Retrato Sociológico como metodologia. O Professor Doutor João Teixeira Lopes apresentou a fundamentação teórica (da Teoria da Prática/"eu unificado" de Bourdieu, à perspectiva de Lahire -  a contituição de vários "eus" consoante os contextos, dos modelos teóricos de José Moreira Pinto e Vincent Tinto), o procedimento metodológico central, os objectivos, as variáveis,a amostra, do último trabalho de investigação que realizou acerca do sucesso, insucesso e abandono no ensino superior. O curioso foi ter utilizado a entrevista reflexiva como instrumento num trabalho sociológico. Uma das questões postas por Luísa Alonso foi acerca da validade das entrevisdtas visto terem sido realizadas a cerca de 170 individuos, por vezes mais que uma vez, e por diferentes entrevistadores. Curioso foi também o facto do investigador salientar a importância do carácter pessoal, auto-biográfico das entrevistas - também captado pela observação - mas sobretudo pela linguagem, pausas, repetições, etc, que o entrevistado usa. Achei que apesar de homem da sociologia dava muita importância  ao coeficiente de singularidade. Fez questão de demonstrar interesse na publicação/edição das entrevistas sem a interpretação, leitura das mesmas. Para mim, tirei ideias de como elaborar entrevistas semi-directivas, observar, etc.