Fundamentação
Tema: Inovação e desenvolvimento Profissional - O desafio da Avaliação Formativa e as suas implicações no trabalho pedagógico
Mudar e melhorar práticas de
avaliação formativa implica que o seu significado seja claro para os
professores, tanto mais que são muito fortes e complexas as suas relações
com os processos de ensino e de aprendizagem.
( Fernandes, 2006)
1 - Qualidade no Processo Educativo
ANA LOPES
O significado de Qualidade na Educação. O que significa ensino, aprendizagem e avaliação de qualidade?
Modelos para promover e desenvolver a qualidade no processo educativo. Quais os factores promotores para a qualidade nas escolas.
O trabalho do professor na construção de um ensino eficaz. A qualidade na nossa escola. Enquanto professor como pode contribuir na construção de um ensino mais eficaz?
2 - Gestão e Desenvolvimento Curricular
ISABEL SOUSA – ELISEU CORREIA
Como flexibilizar/articular os conteúdos curriculares? Modelo integrado de inovação curricular – ecológico, construtivista e crítico para construção do conhecimento.
O que é importante ensinar hoje na escola, como o organizar e quais os processos mais adequados para a sua assimilação? Como tornar o currículo mais integrado, relevante e significativo para a formação integral de todos os alunos? – Desenvolvimento ensino/ aprendizagem construtivo e significativo e desenvolvimento curricular.
Como mudam os professores e quais os contextos, condições e dispositivos mais favoráveis para que isso aconteça? Como podem as professores participar e influenciar na mudança curricular? – Desenvolvimento profissional/ investigação-acção colaborativa
3- Avaliação Formativa
HÉLDER VALES – RAQUEL COSTA
Como avaliamos agora e como queremos avaliar no futuro? Da avaliação como medida à avaliação formativa alternativa. De que forma aplicamos actualmente a avaliação nas disciplinas que leccionamos? De que forma poderemos alterar o método de avaliação? Da engenharia do currículo às tarefas de aprendizagem. O trabalho colaborativo entre professores e demais actores educativos.
Como melhorar a Avaliação Formativa para um ensino da música mais eficaz?
Planear a avaliação. Porque avalio? Para que avalio? Como avalio? Quem é avaliado? Quem avalia? Para que servem os resultados?
Provas e audições. Que objectivos servem? Que capacidades avaliam? O que é feito com os resultados? – Estatutos da ARTAVE/CCM
Componentes do processo de avaliação alternativa, formativa e autêntica. Portefólio, Observação, Entrevistas, Conversas informais, Visitas de estudo, Apresentações de grupo, Projectos de turma.
4 - Materiais e Recursos de Suporte
TIC: Software VEMUS
RICARDO MATOSINHOS
Grande parte do tempo de uma aula de instrumento é passado a repetir e rever, não porque os alunos não estudaram, mas sim porque não estudaram de forma correcta. Não seria bom haver uma forma de o aluno estudar tendo a noção do seu desempenho sem necessitar do professor? Desta forma o precioso tempo de aula poderia ser usado para avançar com a matéria e não constantemente para rever matéria mal estudada. - assistentes virtuais para professores de música
Os alunos sentem muitas vezes dificuldades de assimilação das matérias teóricas da música simplesmente porque não compreendem o seu aspecto prático. De que forma se poderiam articular os conteúdos dos currículos de Formação Musical e Instrumento nos primeiros passos da aprendizagem musical?
O acompanhamento da aprendizagem musical por parte dos encarregados de educação melhora claramente o desempenho dos alunos. De que forma as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) poderão ser utilizadas para dinamizar todo o processo de aprendizagem e avaliação?
Usa diversificados materiais e recursos de suporte à aprendizagem? Reflectem a evolução técnica-científica da comunidade? Geram estimulação, motivação, interacção e autonomia?
Em que medida a utilização de software poderá ameaçar ou complementar o professor? Será que o uso do software e da plataforma apresentados permitem aprendizagem em quantidade, qualidade, rapidez, interactividade, investigação, acto volitivo, desenvolvendo competências transversais como estratégia, persistência, resolução de problemas, raciocínio criativo?
Conclusão
O desenvolvimento de uma teoria da avaliação formativa é uma condição necessária para clarificar e consolidar um conceito pedagógico cujo papel na melhoria das aprendizagens dos alunos está já bem estabelecido pela investigação empírica. Deve estar ao alcance das escolas, dos professores e dos alunos melhorar o que se aprende e, mais importante ainda, como se aprende. Temos forçosamente que desbravar e aprofundar a ideia de avaliar para aprender se quisermos enfrentar as questões mais prementes e urgentes da educação contemporânea.