Actividade de Observação - Fichas

26-06-2010 11:23

Com o objectivo de ensinar eficazmente na Escola Profissional procurei planificar a diferenciação, gerir e avaliar na sala de aula de forma diferenciada. Assim sendo, após a assistência a um concerto da 5ª série (Interacção na música – do Popular ao Erudito) de À DESCOBERTA DOS “35 MINUTOS COM…”, propus na turma de 7º ano (primeiro ano da escola e por isso menos habituados a saberem estar e ouvir) a elaboração de Fichas de Apoio a Actividades de Observação com Roteiro (adaptado de Trindade & Cosme, 2010, Educar e Aprender na escola, Vila Nova de Gaia, Fundação Manuel Leão, pp. 119, 120).

A actividade de observação foi abordada como parte integrante de um projecto de intervenção educativo mais amplo. Foi realizado com o intuito de entender, saber ouvir um concerto. Sendo que, faz parte do Projecto Educativo, os alunos assistirem a estes recitais didácticos, entendi que como espectadores também deveriam ser protagonistas. Desta forma procurei responder às questões:

O que é que se pretende com a actividade de observação? Que resultados se esperam de uma tal actividade? Como é que a irei organizar? Será uma proposta adequada aos alunos que a vão assumir?

Com esta acção tive como metas: ensinar a todos, planificar de forma diferenciada, (centrando-me no essencial, sendo que o tempo é sempre um recurso escasso, levando todos os alunos a participarem num trabalho significativo e colaborando com alunos), tendo em conta as características individuais (prestando atenção às diferenças de cada um: prontidão para apreender, interesses e perfil de cada aprendiz), tendo em consideração os conteúdos (desenvolvimento de competências - audição crítica, associação e organização de ideias - e construção de conhecimento - acerca de compositores, época, obras, intérpretes), usei diferentes estratégias: a aprendizagem cooperativa - organizando grupos heterogéneos em níveis de aprendizagem e de interesse, e sobrepondo actividades. Desta forma também diversifiquei nos materiais, nos espaços e nos tempos.