Colóquio

26-06-2010 00:09

 O CENFIPE - Centro de Formação e Inovação dos Profissionais de Educação das Escolas Associadas do Alto Lima e Paredes de Coura levou a efeito, no passado dia 22 de Maio de 2010, no Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, um Colóquio com proeminentes conferencistas no âmbito da Educação nacional e internacional.

 

É sabido que não se avalia por avaliar, o mais importante é colocar a avaliação ao serviço de valores educativos e das pessoas que deles necessitam. Avalia-se para melhorar a qualidade das práticas educativas. Assim, é fundamental “avaliar a avaliação”, isto é, analisar o modo como foi planificada e se produziu, o seu impacto, os actores envolvidos, os constrangimentos encontrados, os processos desenvolvidos. A avaliação da Escola levanta uma série de questões e dificuldades. O próprio conceito de avaliação é polissémico o que gera diversidade de opiniões entre os investigadores.

Após a sessão de abertura, o especialista espanhol Javier Murillo dissertou sobre a problemática da avaliação das escolas, lembrando que é necessário “mudar a avaliação para mudar as escolas”, embora seja “mais fácil avaliar do que mudar” e que “uma má avaliação pode comprometer a melhoria do sistema e das escolas”. Sobre o modelo de avaliação que preconiza, Murillo referiu que “o mais importante para a mudança é a ilusão dos professores pois, se estes estão comprometidos e motivados tudo será mais fácil”. Por isso entende que a avaliação deve ser “criativa, inclusiva, reflexiva, positiva, colaborativa, útil, credível e solidária”, assumindo uma forma “simplificada” mas com a participação de todos.

Finalmente, uma nota de realce na participação dos alunos da Escola Profissional de Agricultura de Ponte de Lima, que serviram o café da manhã e o lanche, e da Academia de Música de Ponte de Lima, proporcionando aos presentes um momento musical, que encerrou o colóquio.