Aprender a Educar

25-06-2010 23:23

 

Auto-estima e Auto-confiança:bens preciosos.

 “Aprender a Educar” é uma iniciativa da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa do Porto, desenvolvida com o propósito de apoiar os pais na tarefa de educar. “Aprender a Educar” é dirigido a pais que reconhecem a necessidade de aprender e de reflectir mais sobre a vida dos seus filhos e sobre a educação que lhes pretendem transmitir. Eu acrescentaria é dirigida a todos aqueles que educam e se preocupam com o crescimento harmonioso de crianças, adolescentes, adultos vindouros.

A auto-estima e a auto-confiança são determinantes para o desenvolvimento integral dos nossos alunos. Como ajudá-los a gostar e a acreditar em si próprios? Como prepará-los para uma sociedade competitiva? Como ajudá-los a enfrentar os seus medos? Qual a sua importância para o futuro dos nossos alunos?

Por vezes é difícil lidar com algumas situações que se constituem como um desafio à tarefa de ser Mãe e Professora.

Neste módulo 7, com a Professora e Psicóloga Lurdes Veríssimo no dia 14 de Maio de 2010 salientou-se a importância do auto-conhecimento dos educandos para a construção da sua auto-estima. O que podemos fazer? Ser espelho numa auto-avaliação imparcial, expressar afectos, promover sucessos, dar oportunidades de crescer e mudar. A nível dos afectos, com auto-estima equilibrada, a nível comportamental teremos a "defesa psicológica", a auto-confiança, a "via-verde" para a inteligência intra-pessoal.