Planificação de aula colectiva e de aula individual  

 

Na sessão 4 de EAAII, formou-se um grupo de quatro elementos: Isolda, Teresa, Ana Lopes. O grupo escolheu a planificação que considerou mais completa, melhor e mais de acordo com a proposta aprovada, entre aquelas que foram elaboradas pelos mestrandos do grupo. Escolheu-se uma porta-voz (Isolda) que apresentou, em plenário, a planificação com as melhorias introduzidas no grupo.

ACTIVIDADE 1 - PLANIFICAÇÃO DE AULA

Prof. Isolda Crespi Rubio

Escola Profissional Artística do Vale do Ave

Disciplina: Instrumento de Tecla (Piano) – Aula em grupo

Curso Básico de Instrumentista de Cordas: 9º ano – Módulo 1

Duração da aula: 45 minutos.

 

A situação

Os alunos já estudaram e praticaram a tonalidade de Sol Maior (escala e acordes primários).

Anteriormente estudaram uma peça simples (The Marine’s hymn de Palmer) na tonalidade de Sol Maior, para praticar as posições dos acordes de Sol Maior na mão esquerda.

Dificuldade encontrada: preparação da posição da mão esquerda com antecedência.

Objectivos

- Aprender as principais funções tonais de Sol Maior.

- Praticar os acordes primários de Sol Maior na mão esquerda.

- Executar acompanhamentos com acordes quebrados na mão esquerda.

- Saber usar diferentes articulações em cada uma das mãos.

Conteúdos

- Obra:  The can-can – Palmer /Offenbach

Esta peça contém os objectivos listados anteriormente.

Competências

O aluno deverá ser capaz de:

- Executar os acordes primários da tonalidade de Sol Maior.

- Utilizar vários tipos de acompanhamento. No caso desta peça, o acompanhamento com acordes quebrados de Sol Maior.

- Executar obras com diferentes articulações em cada mão: melodias ligadas na mão direita e acompanhamento com acordes quebrados na mão esquerda.

- Desenvolver o trabalho colaborativo dentro da turma.

Estratégias de aprendizagem

- Identificação dos acordes e das funções tonais de cada compasso.

- Prática da mão esquerda, só com acordes, antes de ler o acompanhamento, em acordes quebrados. Práctica de preparação dos acordes com antecedência contando um tempo de pausa para a preparação entre acordes. Desta maneira os alunos aprenderão a preparar os acordes, a tempo, sem falhar notas.

- Leitura da melodia da mão direita em separado.

- Junção da melodia da mão direita com os acordes na mão esquerda. Antes de tocar a peça com o acompanhamento da forma que está escrita, é preciso conseguir tocar a peça só com acordes na mão esquerda (um acorde por compasso) de forma a aprender e fixar as mudanças de posição da mão esquerda.

- Leitura da mão esquerda em separado, com o acompanhamento quebrado, da forma como a peça está escrita. Para conseguir a junção entre as duas mãos é preciso começar por juntá-las muito devagar tendo atenção ao legato da mão direita contra o levantamento da mão esquerda. A partir do segundo compasso (onde uma mão tem legato e a outra mão tem que levantar) é preciso juntar tempo a tempo, exagerando o levantamento da mão esquerda, para que o aluno compreenda o movimento de cada uma das mãos com o objectivo de conseguir as diferentes articulações em cada uma das mãos.

Actividades de aprendizagem

Devido à diferença de níveis existentes na minha sala de aula no 9º ano (alguns alunos já tinham estudado piano anteriormente enquanto outros só começaram no 9º ano), focarei o trabalho da peça de formas diferentes para cada aluno. Enquanto os alunos mais avançados lêem a peça individualmente a mãos separadas e começam a junção das mãos de forma independente, realizarei o trabalho mencionado nas “estratégias de aprendizagem” com os alunos menos avançados. Quando o trabalho com estes alunos tenha sido dirigido e tenham percebido a maneira de trabalhar para conseguir os objectivos, trabalharei com os alunos mais avançados para polir a técnica e a musicalidade.

Se os alunos mais avançados conseguem interpretar a obra muito mais cedo que os outros alunos, juntarei estes alunos com os que têm mais dificuldades para ajudá-los. Desta forma, estarei a promover a colaboração entre alunos e a reflexão. Os alunos terão de encontrar e identificar as dificuldades e tentar resolvê-las por eles mesmos e com a ajuda dos colegas.

Recursos de aprendizagem

- Audição da obra original “Can-can” de Offenbach para que os alunos conheçam a obra e a reconheçam no arranjo para piano que aprenderão.

- Através da práctica dos acordes de Sol Maior, os alunos estarão capacitados para transpôr estes acordes em qualquer tonalidade conseguindo harmonizar qualquer melodia de formas simples.

 

Desta maneira, pretendo interligar a minha disciplina com outras disciplinas tais como: Introdução à Composição ou Formação Musical, pois através da aprendizagem do piano, os alunos conseguirão tocar os seus exercícios e trabalhos de composição.

Avaliação da aprendizagem

Uma vez aprendida a peça, realizarei uma audição de classe para que os alunos interpretem as duas peças estudadas em Sol Maior.

Será realizada uma auto-avaliação onde cada um dos alunos terá de reflectir e auto-avaliar a sua própria performance e uma hetero-avaliação por parte dos outros alunos da turma, promovendo a crítica constructiva.

Avaliação do desenvolvimento curricular realizado

Na aprendizagem desta obra normalmente deparo-me com a dificuldade de conseguir diferentes articulações entre as duas mãos. Esta técnica é uma das mais difíceis de aprender no piano, de forma que os alunos irão executar mais obras com esta técnica ao longo do módulo e do curso. Se os alunos não conseguem executar a peça com a articulação exacta não é preocupante, pois o aluno acaba de iniciar os seus estudos de piano e terá muitas oportunidades posteriores para poder praticar esta técnica.

 

Após a sessão 4 de EAAII, elaborei uma planificação de aula individual de instrumento - violino:

 Actividade 1 – Planificação de aula baseada numa concepção estratégica de ensinar.

 

Situação

 

Escola Profissional Artística do Vale do Ave

Disciplina: Instrumento (Violino) – Aula individual - O ensino one to one constitui 90% do horário lectivo.

Curso Básico de Instrumentista de Cordas: 7º ano – Módulo 1

Duração da aula: 45 minutos

Número da aula: 42

Data: 18 de Janeiro

Prof.: Raquel Costa

Na sala, além da aluna e da professora de instrumento está também a pianista acompanhadora.

A aula é individual mas será convidada uma colega do mesmo nível (7º ano – Módulo 1) pois na

disciplina de instrumento na escola não há tempos horários para aulas de instrumento em conjunto.

·        A aluna é muito interessada e aplicada no estudo de instrumento.

·        A aluna já estudou e praticou a tonalidade de Sol Maior (escala e arpejo em duas oitavas).

·        Anteriormente (neste módulo) praticou um estudo na mesma tonalidade com vários ritmos

e arcadas na tonalidade de Sol Maior, para praticar a colocação/ afinação da mão esquerda .

·        Dificuldade encontrada: colocação do polegar da mão esquerda, requer pouca autonomia

na organização aquando do estudo individual.

Objectivos/

Conteúdos

 

Objectivo geral:

Aprender a obra de O. RIEDING, Concerto op.24 em Sol Maior, 1º and.

Objectivos específicos:

1.Apresentar de forma indutiva o conceito de Forma sonata.

2.Desenvolver a técnica de braço direito/arco: realização de retomas de arco, mudança de arco

no talão, détaché no meio, legato com mudança de corda, acentos.

Desenvolver a técnica de braço esquerdo: colocação de dedos da 1ª à 5ª posição que implica

domínio da afinação, realização de harmónicos e mudanças de posição.

3. Realizar ligações entre sons e símbolos.

4.Executar o andamento.

Competências

 

Nesta aula a prioridade a seguir será a indicada por ordem de importância considerando a aluna

em questão e a sua situação. A aluna deve ser capaz de:

1.Demonstrar compreensão da obra musical (forma sonata).

   Desenvolver trabalho de pares de forma colaborativa.

2.Aprender a dominar a postura corporal: colocar correctamente o polegar da mão esquerda.

    Adquirir boa sonoridade (pressão, velocidade e distribuição do arco, proximidade do cavalete).

    Saber usar diferentes técnicas de arco (de acordo com objectivo 2).

    Saber usar diferentes técnicas de braço esquerdo (de acordo com objectivo 2).

3.Desenvolver a comunicação interpessoal e a não-verbal.

4.Demonstrar compreensão do seu papel como intérprete.

    Executar/Interpretar obra com acompanhamento de piano, utilizando dinâmicas, andamento,

fraseado, agógica, de acordo com estilo, forma e expressando as suas ideias musicais e sentimentos.

    Avaliar a sua performance e apresentar ideias de melhoria. A avaliação das competências

será realizada em consonância com a descrição apresentada nos vários níveis no item das actividades

e dependerá muito de cada desempenho da aluna, visto este tipo de ensino se apoiar de forma

contínua na acção/reflexão.

 

Estratégias

Serão utilizadas estratégias indutivas e dedutivas de acordo com cada actividade e competências

a atingir em cada uma delas, transferindo de conhecimento para a performance. Passará por

confrontar ideias com demais intervenientes. Realizando 4 tarefas distintas a aluna aprenderá

a seguir os mesmos passos no estudo autónomo.

Assim a aula foi organizada em 4 partes com tempo (T) e recursos (R) para cada uma.

 Actividades

1.      Nível Sensorial

 

T

R

2. Nível Analítico

T

R

3. Solfejo (leitura)

T

R

4. Execução da obra

T

R

Será observado, no Caderno Diário da aluna, os apontamentos/anotações acerca do tempo e da forma de estudo da aluna fora da aula.

Pretende-se que a aluna ouça a música com concentração para criar uma clara percepção auditiva da música que irá executar.

De seguida a professora colocará uma gravação de outro 1ºand. de Concerto para violino, (sem ser a peça que a aluna irá executar) e solicitará que, em conjunto com colega do mesmo ano convidada para esta aula (e que portanto também terá de atingir esta mesma competência), identifiquem as diferentes partes da forma sonata. Depois será solicitado um trabalho de pares: uma reflexão sobre obras com a mesma forma mas que estejam a ser estudadas noutras disciplinas. A professora irá avaliar essa auto-regulação da aluna, o trabalho de par a capacidade de demonstrar compreensão da forma sonata.

10’

Aparelhagem, violino, partitura, estante, colega.

Só depois da aluna ter sentido o conceito abstracto de forma sonata, é que a professora passará a desenvolver a técnica: postura e liberdade de movimento (tocando com o polegar da mão esquerda afastado do violino), afinação (cantando e tocando com a professora a parte - Introdução, Desenvolvimento ou Reexposição -  que necessita de correcção de notas e afinação, para que se aperceba das diferenças entre os dois sons) e qualidade do som, articulação (identificando o golpe de arco – détaché, através da uniformidade de som, som cheio e mudanças de arco imperceptíveis) e coordenação e escolha em conjunto com professora das dedilhações. A professora avaliará as propostas e a sua fundamentação. A aluna fará um comentário acerca do seu desempenho perante os objectivos clarificados pela professora.

 

10’

Violino, partitura, estante.

Nesta fase, a professora em conjunto com a aluna fará ligações entre os sons e os símbolos da notação na partitura. A aluna tocará de ouvido ou por repetição (de memória) padrões rítmicos e frases. Será solicitado a entoação para entender os locais mais adequados à respiração. Será solicitado que divida o arco em partes iguais e tenha em conta a velocidade do arco, para assim 9765realizar o ritmo correctamente. A professora emitirá uma avaliação qualitativa da comunicação não verbal dessas execuções de ouvido, repetições,  e entoações, apresentando as justificações e caminhos menos percorridos.

 

10’

Violino, partitura, estante.

Nesta altura, a aluna será capaz de executar a peça com sentido musical e com a organização da estrutura interiorizada. Tocará em conjunto com a acompanhadora: irá ouvir, ver, responder e liderar, contribuindo para elaboração de decisões colectivas de interpretação. Desta forma, irá criando, desenvolvendo ideias musicais: improvisando a expressividade/ expressão dos seus sentimentos, a fim de desenvolver uma resposta pessoal e comunicar o carácter da música.

A aluna tocará a obra na sua totalidade com o acompanhamento da pianista, tentando corrigir aquilo para que foi alertada.

10’

Violino, partitura, estante, piano, Pianista acompanhadora.

                         

 

Avaliação da aprendizagem

No fim de cada parte será verificado se a competência proposta foi atingida com sucesso.

Finalmente será questionada a sua opinião/avaliação cerca da performance e melhorias ou

projectos para as alcançar. Será feita auto avaliação e quando possível a hetero (pela colega, pianista

acompanhadora e pela professora de instrumento) que serão registadas no CADERNO DIÁRIO/

DE BORDO da aluna. Para monitorizar a aprendizagem fora da sala de aula, considerando que a

aluna tem dificuldade na organização do estudo individual, será solicitada à aluna a auto-avaliação

no final de cada momento de trabalho individual e o registo da mesma, também no seu caderno.

Critérios de avaliação para final da performance na aula (última parte, nos últimos 5’/tempo de

duração da execução da supracitada - Avaliação qualitativa por estrelas (de * a *****):

* Executa a obra sem coerência (rítmica nem melódica), com hesitações e paragens.

** Executa a obra com pouca coerência, sem clareza (afinação instável, ritmos errados) e sem a técnica

mínima necessária.

*** Executa a obra de forma compreensível, com sentido lógico no essencial (no fraseado, afinação, ritmo)

mas com técnica limitada.

**** Executa a obra com fluência, clareza (implica afinação e ritmo), segurança e expressividade.

***** Executa a obra com postura, técnica e criatividade na interpretação (inclui fraseio, dinâmicas e

andamento adequados à obra), expressando as suas ideias musicais e sentimentos.

Avaliação do Desenvolvimento Curricular realizado

Considerando a aluna em questão, em princípio deve-se envolver com entusiasmo nas actividades

propostas e por isso com sucesso na avaliação.

No entanto, para dar continuidade ao trabalho realizado, serão distribuídas novas estratégias/tarefas

e anotadas no CADERNO (com as competências menos adquiridas) para que em casa as possa, de

forma autónoma, aprofundar/praticar.

Considerando os objectivos propostos para esta aula, o desempenho da aluna durante a aula e as suas

anotações apresentadas no início da aula no seu Caderno Diário, serão dadas indicações de

estratégias de organização do estudo fora da sala de aula e os objectivos pretendidos para

demonstrar no início da aula seguinte. Será sugerida à aluna a pesquisa/audição de obras

com forma sonata e a colaboração de outros actores da comunidade escolar (colegas,

outros professores)  e familiar para o desenvolvimento das competências propostas e

objectivo geral: performance da obra.

 

25 de Janeiro de 2011